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Como fazer uma live com conteúdo no Instagram? Dicas!

Aprenda a fazer lives profissionais para conquistar o público da rede social

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Fazer uma live no Instagram é uma ótima forma de interagir com os seguidores em tempo real para conversar sobre qualquer assunto, divulgar um trabalho ou apenas como passatempo. Durante a quarentena de prevenção ao coronavírus, os vídeos ao vivo estão sendo bastante explorados por artistas famosos, que já realizaram até festivais de música através das lives, e também pelos usuários anônimos, que utilizam o espaço para brincar e passar o tempo com os amigos.

Para que as transmissões sejam vistas por mais pessoas, o Instagram envia notificações alertando os seguidores de que o usuário está ao vivo, mas é preciso caprichar na produção da live para prender a atenção dos espectadores e garantir que eles assistam ao vídeo até o final. Confira, a seguir, como fazer uma live no Instagram e veja dicas para tornar seus vídeos ao vivo mais interessantes e atrativos.

Para fazer lives que prendam a atenção dos seus seguidores, é preciso estar atento a alguns fatores que podem ajudar a transmissão a ter um bom engajamento. Diante da grande quantidade de conteúdo existente no Instagram, apresentar vídeos mal produzidos, com problemas técnicos ou sem assuntos interessantes vai fazer com que os seguidores abandonem a transmissão rapidamente. Confira, a seguir, algumas dicas para fazer um bom vídeo ao vivo no Instagram.

  1. Atenção à qualidade do vídeo e do áudio

Certifique-se de que a câmera do seu celular possui uma boa qualidade de captura de vídeo, especialmente a frontal, que geralmente é inferior à traseira, mas é mais utilizada para esse tipo de transmissão. Você pode testar o áudio e o vídeo antecipadamente para garantir que não há problemas. Caso queira investir um pouco mais, utilize um tripé para apoiar o celular e deixá-lo estável de forma profissional, evitando quedas ou surpresas durante a transmissão.

Quanto ao áudio, utilize um tom de voz natural, mas que seja claro e audível para todos, evitando falar muito baixo ou aos gritos. Em caso de transmissões externas, utilize um fone que contenha microfone, pois a captação da voz em ambientes abertos é menor.

Outra questão é a qualidade da Internet utilizada nas lives. Conexões Wi-Fi são mais indicadas do que as redes celulares, por apresentarem maior estabilidade e qualidade de transmissão, evitando, assim, que o vídeo ao vivo seja interrompido. Uma queda de sinal em uma live pode gerar uma possível grande evasão dos espectadores, que procurarão conteúdos com melhor qualidade disponíveis naquele momento.

  1. Convidar outras pessoas para a live

O Instagram permite convidar amigos para aparecerem na live junto com você. Com este recurso, a tela fica dividida ao meio, permitindo que os espectadores assistam às duas telas ao mesmo tempo enquanto as pessoas interagem entre si. Essa estratégia pode garantir um maior envolvimento do público, já que existirão outros assuntos a serem tratados durante a conversa. Além disso, as lives são divulgadas pelo Instagram nos dois perfis que estão participando da transmissão, atingido os seguidores de ambas as contas, o que pode garantir um maior número de espectadores.

Para convidar alguém para aparecer ao vivo com você, basta tocar no ícone de duas carinhas que aparece no menu inferior. Depois, é só selecionar o convidado na lista de usuários — é importante destacar que só é possível convidar uma pessoa que já esteja assistindo à live. Por outro lado, os seguidores também podem solicitar a participação na sua transmissão.

  1. Divulgar a live antes

Apesar de o Instagram enviar notificações para os seguidores, avisando que você está transmitindo online, algumas pessoas podem ter desabilitado as notificações nas suas configurações, o que limita o alcance desses alertas. Para garantir que seus amigos saibam do seu vídeo, compartilhe sua live pelo Direct usando o ícone de avião disponível no menu inferior da transmissão.

Outra forma de divulgar a live é publicar um Story horas antes da transmissão, avisando aos seguidores que você estará ao vivo no determinado horário. Neste mesmo espaço, você já pode adiantar o assunto que vai tratar no vídeo, despertando o interesse dos amigos. Usar o sticker de contagem regressiva pode ajudar a criar expectativa no público.

  1. Interagir com o público

As lives podem ser utilizadas para que você consiga se desdobrar em assuntos mais longos e crie debates interessantes, mas é preciso que haja interação com os seguidores para prendê-los. Durante a transmissão, leia os comentários que as pessoas estão enviando e responda no próprio vídeo, citando o nome do seguidor, para que ele se sinta lisonjeado por ter sido citado e veja que você está interagindo com todos. Tente acompanhar o envio das mensagens para responder uma por uma, mas caso o volume seja muito grande, procure atender às mais interessantes e que possam fomentar novas conversas.

A plataforma também oferece a opção de “acenar” para alguém, assim que ele entrar na sala. Neste caso, uma pequena notificação alertará o seguidor de que você notou a presença dele. A seção de perguntas das lives também permite que você responda a questões específicas enviadas pelos participantes.

  1. Utilizar todos os recursos do menu

O menu inferior das lives oferece diversos recursos para deixar a transmissão mais interessante e menos monótona. É possível usar todos os filtros que você possui nos Stories durante a live, para brincar com os seguidores, e também exibir em tela cheia qualquer imagem armazenada na galeria do celular, ideal para ilustrar a conversa com fotos e figuras na prática.

A pessoa que está transmitindo também pode escrever comentários e fixar um item importante, como o assunto que está sendo tratado no momento, para que aqueles retardatários saibam imediatamente o que está sendo conversado ao entrar na metade da transmissão.

  1. Preparar um roteiro e um ambiente para a live

As lives do Instagram possuem limite de 60 minutos de duração, sendo possível encerrar antes disso, a qualquer momento. Independentemente do período que você deseja passar ao vivo, é preciso ter conteúdo suficiente para não deixar o vídeo monótono. Para isso, crie um roteiro de assuntos que você deseja abordar na transmissão, podendo separar tópicos importantes ou perguntas que possam gerar interação do público.

Também é importante evitar ficar muito tempo sem falar nada, apenas lendo comentários. Lembre-se de que as pessoas estão assistindo porque querem aprender algo, saber a sua opinião sobre um assunto ou ver você realizando alguma atividade, e não apenas ficar olhando você lendo em silêncio.

Lembre-se também de que uma boa transmissão deve ser realizada em um ambiente bem iluminado e com um cenário agradável, enquadrando seu rosto no centro da tela para que os seguidores consigam lhe visualizar bem. Vale dar uma arrumada na sua mesa, ou no quarto ou sala que inevitavelmente vão aparecer como plano de fundo da transmissão, e evite deixar à mostra objetos que possam chamar mais atenção do que aquilo que você está falando.

Matéria publicada no TechTudo, em 30 de março de 2020.