Tendência e Influência
Lifestyle, hair e Brasília

Dicas para fazer compras seguras no Instagram

Existem alguns detalhes que podem te ajudar a fazer uma compra sem neuras

0

Nos últimos dias observei que algumas pessoas caíram em alguns golpes de lojinhas no Instagram, brasileiras e gringas. Então como eu já passei por situações chatas também (nunca golpe, mas bem chatas), resolvi colocar algumas dicas para ajudar vocês tanto na hora de escolher o produto (tamanhos), quanto na hora de saber a procedência da loja.

– Preço

Já cansei de ver aqueles posts patrocinados, com ofertas do tipo: bolsa da Gucci por US$ 10,99 ou relógios por apenas R$ 1,99 para os 200 primeiros que comentarem na foto. Existem coisas que nunca estarão tão baratas assim. Você precisa ter senso crítico e se ainda estiver na dúvida, joga no google e dá uma olhada na média de preços. Uma coisa é um desconto de 20% ou leve duas e pague 50% na terceira. Outra é o produto quase de graça.

– A Loja

Como saber se aquela lojinha é real, se não vai te dar o calote? Existem várias formas, eu geralmente mando inbox no IG e comentário na foto, se não me responder no prazo de 24 horas já desconfio. Olha se a loja tem um telefone, manda whatsapp; se tem email; site hoje em dia nem todas têm, mas a maioria ainda tem. Checa os comentários da últimas 3 fotos e vê se não tem ninguém reclamando. Se a empresa for muito grande e conhecida, o perfil no Instagram é verificado com aquel check ✓ azul. Ao finalizar a compra, peça seu código de rastreamento do produto.

– Tamanho

“Tô louca em um biquíni, mas não sei se vai servir em mim…”. A maioria das lojas tem uma tabela de medidas, tipo P “34 a 36” ou M “quadril 86 a 94cm”. Então é legal você saber as suas medidas. Outras mandam fotos no whatsapp, para você ter uma ideia real da cor e tipo do tecido ou do material do objeto.

– Indicação

É sempre legal conhecer gente que já comprou na lojinha ou conhece alguém que tenha comprado. Porque às vezes você ainda não está seguro, mas indicação é tudo né!

– Cartão de crédito

Muitas lojinhas oferecem pagamento em forma de boleto, mas algumas é só no cartão de crédito mesmo. Se você estiver com medo de colocar seus dados, checa o sistema que a loja usa para passar o cartão, pesquisa no google se é um sistema conhecido, se não é. Muitas usam o “PagSeguro”, por exemplo. Um meio bastante conhecido, que faz comércio eletrônico há anos.

Eu nunca tive problemas de não receber produtos que comprei em lojinhas no Instagram. O maior problema que tive foi com a loja Leaf (@wearleaf), que tem como negócio principal a venda de produtos de madeira. Eu comprei um óculos e na minha avaliação ele veio com alguns defeitos. Mandei de volta, só que eles demoraram para arrumar e depois ainda mandaram para o endereço errado! Demorei uns dois meses para ter o óculos. Fiquei bem chateada e não compro mais com eles, mas conheço gente que comprou e não teve problema.

É relativo. No geral, se você verificar todos esses itens, dificilmente vai ter problema. Lojinhas que eu compro demaaais e super indico: @sistersatelie, @gocasebr, @basickini, @baw_official e @lignelingerie.